
A primeira vez que vi uma motocicleta assim em uma revista, acredito que tenha sido no site da revista americana Hotbike http://www.hotbikeweb.com/ , fiquei impressionado e um tanto curioso ao imaginar como teriam sido resolvidos os “problemas” cridos pelas funções da parte traseira da moto: tracionar, parte da frenagem e, é claro, algum tipo de suspensão para aliviar os solavancos na traseira. Assim, pesquisei um pouco e a próxima imagem será muito útil para auxiliar a compreensão:

A primeira vez que vi uma motocicleta assim em uma revista, acredito que tenha sido no site da revista americana Hotbike http://www.hotbikeweb.com/ , fiquei impressionado e um tanto curioso ao imaginar como teriam sido resolvidos os “problemas” cridos pelas funções da parte traseira da moto: tracionar, parte da frenagem e, é claro, algum tipo de suspensão para aliviar os solavancos na traseira. Assim, pesquisei um pouco e a próxima imagem será muito útil para auxiliar a compreensão:

O pneu está deslocado para fora da roda, onde se observa facilmente a passagem da corrente da transmissão, com um pinhão do tamanho da roda, ajudando a parecer que não existe, tornando a roda aparentemente oca. O mesmo ocorre com o disco de freio, normalmente colocado do outro lado da “roda”, como demonstrado na próxima foto:

O pneu está deslocado para fora da roda, onde se observa facilmente a passagem da corrente da transmissão, com um pinhão do tamanho da roda, ajudando a parecer que não existe, tornando a roda aparentemente oca. O mesmo ocorre com o disco de freio, normalmente colocado do outro lado da “roda”, como demonstrado na próxima foto:

Independente de como é feita, esta forma de customização pode fazer com que sua chopper se destaque entre as demais, pois poucas motocicletas terão o nível de tecnologia aplicada, misturada com a curiosidade de saber como é possível ter uma motocicleta com pneu, mas sem roda, que fazem destas maquinas equipadas com a tecnologia Hubless Wheels, as mais exclusivas da área.

Como se trata de uma tecnologia, a mesma pode ser aplicada a outros tipos de motos, apresar das choppers serem os exemplos mais comuns, pois seus donos investem pequenas fortunas para deixar sua maquina a mais exclusiva, custe o quanto custar. A aplicação em outros estilos é menor, e para ilustrar, exemplifico com o projeto abaixo, uma Ducati de competição:
