Em 1981 a Yamaha inovava no segmento fora-de-estrada com o modelo DT 180. Segunda motocicleta trail fabricada pela Yamaha do Brasil (a primeira foi a TT 125 cm³, lançada em 1979), a DT foi a precursora da suspensão monoamortecida a gás na traseira e da suspensão a ar e óleo na dianteira, além do uso de pneu uso misto. Equipada com motor monocilíndrico de 16,7 cv de potência, dois tempos (2T), de 176,4 cm³, ela teve sua produção encerrada em 1997.A motocicleta foi um sucesso de vendas nos anos 1980 e campeã várias vezes do “Enduro da Independência” e do “Enduro das Praias”.
Apelidos não faltaram à motocicleta: DTzinha ou Galo de Briga.Um dos segredos do sucesso deste modelo estava na simplicidade e no baixo custo de manutenção e facilidade de preparo. Durante muitos anos, ela foi a moto ideal para quem quisesse se iniciar nas trilhas. Porém, como o passar do tempo, o modelo começou a ser considerado obsoleto, principalmente diante das motos importadas.A DT 180 teve uma versão especial, a MX 180, que era comercializada depenada e levemente adaptada para rodar mais esportivamente, com uma dose de veneno no motor. Outras versões que merecem destaque são a DT 180 Six Speed (seis velocidades), DT 180 N (sistema elétrico de 12V) e DT 180Z, com freio a disco na roda dianteira.
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