A clássica e temida RD 350, ao contrário do que muitos afirmam , teve sua história iniciada no final dos anos 50, mais precisamente em 1957, no Japão, berço da Yamaha, como um projeto para competições. A primeira de todas as motocicletas a ostentar a poderosa e imponente sigla RD (R de Racing e D representava a 250 cc), foi uma máquina desenvolvida para o Campeonato Mundial de Velocidade de 1961, e chamava-se RD 48. No ano seguinte, foi lançada a RD 56, já com o famoso câmbio de seis velocidades.
Mas certamente a maior inovação tecnológica desta lenda foi a adoção do sistema YPVS (Yamaha Power Valve System) ou sistema de válvulas especiais da Yamaha, que consiste em um sistema de válvulas que fecha a saída do escapamento, controlada por um motor elétrico, acionado eletronicamente. Este sistema aumenta o rendimento em baixas rotações, aumentando o torque neste regime de RPM (abaixo dos 5000), tornando a moto menos arisca, abaixo desta rotação. Porém, após os 5 mil RPM, é aberto um segundo estágio no acelerador, e a coisa começa a ficar divertida. Lembro-me que aos 13 anos de idade eu descobri a sensação de ultrapassar este estágio, em um dia que deixei minha DT 250 ano 1974 na garagem e pedi emprestado ao meu pai, que possuía uma RD 1989 preta. Poucos dias em minha vida ficaram tão marcados em minha memória, pois a velocidade, aliada ao ronco estridente do motor dois tempos me fazem ficar arrepiado só de lembrar a ocasião. Ótimos tempos.
RD 400 1979 ( talvez uma das únicas do Brasil)
E assim como nós, as motos também evoluem, e um dos ícones da linhagem RD que jamais foi vendida no Brasil, permanece em minha mente como um sonho de consumo. Falo da RD 500 V4, lançada em 1986 (junto com as primeiras 350 carenadas no Brasil). Essa máquina consiste em praticamente dois motores de RD, que possuíam dois cilindros, juntos em um fantástico V4 de dois tempos, 499cc, 88 HP e atinge cerca de 230 km/h.
E finalmente sua evolução, a RZV modelo 2008 com 135 HP que transmite a essência de esportividade das primeiras RDs, e carrega consigo a responsabilidade de dar continuidade a um mito, que para nós brasileiros teve sua produção encerrada em 1992, e nos deixou muita saudade e ótimas lembranças.
a rd 73 nao tem freio a disco dianteiro, é uma >74
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