A Honda já apresentou a sua nova super-desportiva de média cilindrada para 2009, a CBR 600 RR:
Mas já devem estar a dizer, que raio, é exactamente igual à actual…De facto é, mas com algumas pequenas mas grandes diferenças. E a diferença principal é a inclusão de um sistema ABS, o qual tem vindo a ser desenvolvido pela Honda desde algum tempo. Este é um sistema ABS desenvolvido para as características e exigências das desportivas e, segundo a Honda, é de grande eficácia, pois evita o afundamento excessivo da secção dainteira mediante fortes travagens. Com este efeito, a mota ganha estabilidade e trava numa distância inferior.
A Honda tem vindo a testar este sistema com a participação de vários pilotos e os mesmos têm tecido comentários muito positivos ao mesmo.
Este sistema também representa um grande avanço no campo da segurança, sendo uma mais valia para o utilizador comum. Contudo, só o tempo dirá da validade deste sistema na “vida real” e, quase me esquecia, a inclusão deste sistema representa um aumento 10 kg a mais em relação ao modelo actual, totalizando 194 kg de peso em ordem de marcha. Mas pessoalmente acho que se a Honda está a apresentar um sistema destes na sua 600 é porque o mesmo tem muitas vantagens.
Mas as novidades não ficam por
aqui.A nível de motor a nova CBR recebeu novos pistões e as condutas de admissão foram revistas e melhoradas, verificando-se um ligeiro aumento de potência, que se situa na casa dos 120 cv às 13.500 rpm e 66 Nm às 11.250 rpm.
De resto, as alterações foram pontuais, como os novos esquemas gráficos, continuando assim a CBR 600 RR num modelo perfeitamente actual e pleno de argumentos para continuar a liderar o mundial de Supersport.
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