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sexta-feira, 6 de abril de 2012

Hyundai Veloster


A carroceria de três portas e o design futurista dão ao Hyundai Veloster a aura de um carro surpreendente. Mas o cupê compacto da marca coreana também ostenta outra fonte de controvérsia. No Brasil, alguns proprietários do modelo questionaram as informações técnicas divulgadas pelo Grupo Caoa – representante oficial da Hyundai no mercado nacional – em relação ao motor do Veloster. O carro foi apresentado publicamente no país como tendo um motor 1,6 litro 16V GDi com injeção direta de combustível, capaz de entregar 140 cv de potência. As unidades que desembarcaram por aqui, no entanto, possuem propulsão com injeção multiponto, que desenvolve menos potência, de 128 cv. O Grupo Caoa não se manifesta sobre o assunto, mas já tratou de excluir as informações sobre o motor da ficha técnica do Veloster disponível no site brasileiro da Hyundai.


O Veloster comercializado no Brasil tem a mesma configuração mecânica do modelo vendido em outros países da América do Sul, como Chile e Colômbia. No site da Hyundai chilena, no entanto, a informação técnica referente ao motor credita corretamente os 128 cv de potência. O motor com injeção multiponto que chegou ao Brasil é o mesmo presente no Kia Soul, que ganhou versão flex para o mercado nacional. Nos Estados Unidos, Europa e Ásia, o cupê compacto tem potência de 140 cv, ganho extra adquirido graças à injeção direta de gasolina. Nesses países, o consumidor também pode optar pelo câmbio manual de seis marchas ou a transmissão automatizada de dupla embreagem de seis velocidades. A única opção disponível por aqui é o câmbio automático convencional de seis velocidades.

O Veloster é oferecido em três versões no mercado brasileiro. O cupê coreano parte de R$ 75.700, na versão com rodas aro 17 polegadas e sem teto solar, chega a R$ 80.900 com teto solar, e atinge R$ 82.900, com teto solar e rodas aro 18 polegadas. De série, o Veloster inclui itens como airbags frontais, laterais e do tipo cortina, freios ABS, câmera e sensor de ré, computador de bordo, piloto automático, volante com comandos e CD player com Bluetooth, entre outros.

(Interior Hyundai Veloster)


Ficha Técnica (Versão avaliada na Europa)

Motor: A gasolina, dianteiro, transversal, 1.591 cm³, com quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro e duplo comando de válvulas no cabeçote. Injeção direta de combustível.

Transmissão: Câmbio manual com seis marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira.

Potência máxima: 140 cv a 6.300 rpm.

Aceleração de 0 a 100 km/h: 9,5 segundos.

Velocidade máxima: 201 km/h.

Torque máximo: 17,02 kgfm a 4.850 rpm.

Diâmetro e curso: 77,0 mm X 85,4 mm. Taxa de compressão: 11:1.

Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson, com molas helicoidais e amortecedores a gás de dupla ação. Traseira semi-independente, do tipo eixo de torção com molas helicoidais e amortecedores a gás de dupla ação.

Pneus: 215 / 45 R17.

Freios: Dianteiros a disco ventilados e traseiros a discos maciços. Oferece ABS de série.

Carroceria: Cupê em monobloco com três portas e quatro lugares. Com 4,42 m de comprimento, 1,79 m de largura, 1,39 m de altura e 2,64 m de entre-eixos. Oferece airbags frontais, laterais e do tipo cortina.

Peso: 1.170 kg.

Capacidade do porta-malas: 320 litros.

Tanque de combustível: 50 litros.

Produção: Ulsan, Coreia do Sul.

Lançamento: 2011.

Itens de série: Ar-condicionado digital, direção assistida, sistema de som integrado com CD player e MP3 e comandos no volante, câmera e sensor de ré, computador de bordo, cruise control, airbag do condutor, passageiro, laterais nos bancos dianteiros e de cortina, freios com ABS e EBD, trio elétrico, sistema start/stop, bancos e volante com múltiplos ajustes, teto solar panorâmico total.

Preço na Europa: 22.880 euros, o equivalente a R$ 55 mil.

Preço no Brasil: de R$ 75.700 a R$ 82.900 (com motor 1.6 litro 16V de 128 cv e transmissão automática de seis velocidades).



Fonte: WebMotors.com.br

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