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quinta-feira, 17 de março de 2011

Nova Biz 125 X Nova Crypton 115cc

Nova Honda Biz 125cc

















Motor OHC, monocilíndrico, 4 tempos,
arrefecido a ar
Cilindrada 124,9cm³
Sistema de alimentação Injeção eletrônica PGM-FI
Potência máxima Gasolina/Etanol (Álcool): 9,1cv a 7.500rpm
Torque máximo Gasolina/Etanol (Álcool): 1,01kgf.m a 3.500rpm
Transmissão 4 velocidades
Sistema de partida

Pedal (KS)

Elétrica (ES)

Capacidade do tanque 5,5 litros
Tipo de chassi Monobloco
Comprimento x largura x altura 1.891 x 726 x 1.087mm
Pneu dianteiro 60/100 – 17M/C 33L
Pneu traseiro 80/100 – 14M/C 49L
Peso seco 101kg (KS)
103kg (ES)
Cores Preto, vermelho, verde metálico e rosa metálico
Especificação para o transporte de carga Modelos especificados e não especificados para o transporte de carga
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Preço R$ 5.297,00 (KS)*
R$ 5.854,00 (ES)*



Yamaha Crypton ED 115cc














Comprimento total 1.930 mm
Largura total 675 mm
Altura total 1.055 mm
Altura do assento 755 mm
Distância entre eixos 1.235 mm
Altura mínima do solo 126 mm
Peso seco 94,9 kg
Raio mínimo de giro 1,6 m
Motor 4 tempos, OHC, refrigerado a ar
Quantidade de cilindros 1 cilindro
Cilindrada real 113,7 cc
Diâmetro x curso 50,0 x 57,9 mm
Taxa de compressão 9,3 ± 0,4 : 1
Potência máxima 8,2 cv a 7.500 rpm
Torque máximo 0,88 kgf.m a 5.500 rpm
Sistema de partida Elétrica e Pedal
Sistema de lubrificação Cárter úmido
Capacidade do óleo do motor 1 litro (contando filtro de óleo)
Capacidade do tanque de combustível 4,2 litros
Alimentação Carburador
Sistema de ignição CDI (ignição por descarga capacitiva)
Bateria 12V 5 Ah
Transmissão primária Engrenagens
Transmissão secundária Corrente
Relação de redução primária 3.375 (81/24)
Relação de redução secundária 2.733 (41/15)
Embreagem úmida (centrifuga automática)
Câmbio 4 velocidades, engrenagens constantes
Relação da marcha 1 2.833 (34/12)
Relação da marcha 2 1.875 (30/16)
Relação da marcha 3 1.353 (23/17)
Relação da marcha 4 1.045 (23/22)
Quadro Tubular em aço - tipo Underbone
Ângulo de cáster 26º 30'
Trail 76 mm
Pneu dianteiro 70/90-17 M/C 33L
Pneu traseiro 80/90-17 M/C 49L
Freio dianteiro Disco de 220 mm
Freio traseiro Tambor 130 mm de diâmetro
Suspensão dianteira Garfo telescópico
Suspensão traseira Braço oscilante
Curso da suspensão dianteira 100 mm
Curso da suspensão traseira 80 mm
Lâmpada do farol 32/32 W (halógena)
Lâmpada da lanterna traseira 21W/5W
Lâmpada do pisca 2,10W (amber)
Painel de Instrumentos Velocímetro analógico, hodômetro e marcador de combustível.
Cores Preto, vermelho e prata
Dispositivo para transporte de carga Confira informações de utilização


No meio de um grande engarrafamento tanto faz estar dentro de um ônibus lotado ou de um confortável automóvel. Quem nessa hora nunca pensou: “Bem que eu gostaria de estar em uma moto”. Ver aquele monte de motos passando, enquanto todos outros veículos estão parados, desperta a inveja de qualquer um.

Para quem busca fugir do trânsito, ou mesmo dar o primeiro passo no mundo das duas rodas, tem nas CUBs uma boa opção. Um dos segmentos de maior volume de ven­­das no mercado brasileiro, com mais de 170 mil unidades co­­mercializadas até julho deste ano, há diversas opções pa­­ra o consumidor. Entre elas a Hon­­da Biz 125, a quarta moto mais vendida do Bra­­­­sil, e a Yama­­ha Crypton T 115, re­­lan­­­­çada neste ano pela fábrica ja­­ponesa. Am­­bas são da categoria CUB (Cheap Urban Bike, ou moto ur­­­­bana ba­­rata), têm em­­breagem cen­­trífuga e quatro marchas, po­­rém as se­­melhanças acabam por aí.

 / Na Biz + o marcador de combustível e o hodômetro são digitais

A Honda Biz em sua última rees­­tilização recebeu um visual mais moderno, um novo motor de 125 cc e o mais importante: a alimentação por injeção eletrônica. A Yamaha Crypton voltou com um visual renovado e um motor de 115 cc, mas a alimentação ainda é feita por carburador. Para este comparativo selecionamos as duas versões topo de linha com partida elétrica e freio dianteiro a disco, item que apesar de encarecer a mo­­to é importante para a segurança do motociclista. Ainda mais para quem está começando no mundo das duas rodas.

Desempenho

Olhando para a ficha técnica das motos parece que vai ser um passeio da Biz (9,1 cv de potência e 1,06 kgfm) sobre a Crypton (8,2 cv de potência e 0,88 kgfm de torque). Porém na prática, a teoria é outra. No dia a dia a moto da Yamaha se mostrou mais esperta nas saídas. Como a transmissão final da Cryp­ton é mais curta ela sai mais rápido de semáforos e logo chega a hora de engatar a última marcha.

Na Honda, a relação final é mais longa. Contudo depois que as motos ganham velocidade os de­­sempenhos são muito parelhos, com leve vantagem para a Honda. A quarta marcha da Biz é bastante longa e acaba sendo usada somente em vias expressas.

Se na potência os modelos não chegam a impressionar na hora de abastecer elas fazem bonito. Du­­rante nossos testes, a Biz fez 40 km/l e a Crypton 38 km/l. O tanque da Yamaha tem 4,2 litros de capacidade e a Honda, 4 litros. Apesar do motor da Honda ter maior capacidade cúbica, a alimentação por injeção eletrônica acaba refletindo em menor consumo e respostas mais rápidas do acelerador. Já o motor da Yamaha mesmo bem acertado e funcionando sem en­­gasgos é alimentado por carburador, que tem suas limitações. Mas o consumo não é tão prejudicado, pois a nova Crypton conta com a válvula de cut-off, que interrompe o fornecimento de combustível quando o piloto para de acelerar.


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