Ficha Tecnica :
Fabricante: Yamaha
Produção: 1979 - 1983
Tipo : Moto Todo Terreno
Motor: 123cc3,monocilíndricoo, 2 tempos refrigerado à ar
Potência: 12,5cv a 7.500 rpm
Torque :1,15 kgfm a 6.500 rpm
Transmissão :5 marchas
Suspensão : D: Garfo Telescópico (Ceriani)T: Braço Oscilante Triangular.
Freios: D: Sistema de tambor de acionamento mecânico.;T: Sistema de tambor de acionamento mecânico.
Pneus :D: 2,75 X 19";T: 3,00 X 18"
Tanque: 7L com reserva de 1,5L
Yamaha TT 125 foi a primeira motocicleta Yamaha todo-terreno nacional de fábrica. Baseada na mecânica e estrutura da RX 125, foi completada por equipamentos projetados para permitir seu uso também no fora-de-estrada. A Yamaha TT 125 pode rodar na cidade sendo até bastante rápida para sua categoria (pode chegar a 107 km/h). Os pneus são do tipo trail, sendo uma solução intermediária que permite rodar - com algumas limitações - tanto na cidade como fora do asfalto.
O conjunto motor/câmbio é idêntico ao da RX 125, desenvolvendo 12,5cv a 7.500 rpm. Monocilíndrico de 2 tempos o motor da TT 125 tem apenas um acabamento diferente, em preto fosco. O câmbio de cinco marchas, tem escalonamento mais linear, passeio, e a relação final foi modificada: o pinhão de 16 dentes da RX 125 foi reduzido para 15 dentes. A lubrificação do motor é automática, Autolube, com tanque de óleo 2 tempos para 1,5 litros.
A suspenção dianteira tem garfo telescópico, molas helicoidais externas e amortecimento hidráulico. Esse garfo teve seu curso aumentado em 20mm, em relação à RX 125, totalizando 120mm. Na traseira o amortecimento é por braço oscilante, molas helicoidais acopladas a amortecedores hidráulicos, sem regulagem. Os freios são a tambor nas duas rodas, com acionamento mecânico. Também os mesmos da RX 125, com 70mm de diâmetro.
Por utilizar muitos componentes comuns à linha RX da Yamaha, as peças da TT são de fácil reposição. A manutenção é simples, e o sistema Autolube dispensa a mistura óleo/gasolina no próprio tanque.
Na prática do todo-terreno falta um pouco de torque em baixa rotação da Yamaha TT 125. No trânsito urbano é uma moto rápida. Uma opção para quem quer praticar o fora-de-estrada é colocar coroa e pinhão da Yamaha RX 80, por exemplo, diminuindo sua velocidade final e aumentando o torque em baixa velocidade. A suspenção, ponto fundamental em uma fora-de-estrada, é apenas razoável em terrenos acidentados, e confortável e estável em ruas ou estradas asfaltadas. O motor de 2 tempos é agressivo, e o quadro tem reforços de montagem e soldagem. O guidão, tipo cross, é amplo, dando boa maneabilidade tanto no asfalto como na terra, onde sua largura é fundamental para manobras que exigem mais força ou apoio. O escapamento lembra um "dimensionado" de pistas, mas passa por baixo do motor "roubando" 10 cm da altura livre do solo. O consumo, no fora-de-estrada, fica entre 15 e 20 km/l. Na cidade chega entre 20/25 km/l, chegando a quase 30 km/l na estrada.
O conjunto motor/câmbio é idêntico ao da RX 125, desenvolvendo 12,5cv a 7.500 rpm. Monocilíndrico de 2 tempos o motor da TT 125 tem apenas um acabamento diferente, em preto fosco. O câmbio de cinco marchas, tem escalonamento mais linear, passeio, e a relação final foi modificada: o pinhão de 16 dentes da RX 125 foi reduzido para 15 dentes. A lubrificação do motor é automática, Autolube, com tanque de óleo 2 tempos para 1,5 litros.
A suspenção dianteira tem garfo telescópico, molas helicoidais externas e amortecimento hidráulico. Esse garfo teve seu curso aumentado em 20mm, em relação à RX 125, totalizando 120mm. Na traseira o amortecimento é por braço oscilante, molas helicoidais acopladas a amortecedores hidráulicos, sem regulagem. Os freios são a tambor nas duas rodas, com acionamento mecânico. Também os mesmos da RX 125, com 70mm de diâmetro.
Por utilizar muitos componentes comuns à linha RX da Yamaha, as peças da TT são de fácil reposição. A manutenção é simples, e o sistema Autolube dispensa a mistura óleo/gasolina no próprio tanque.
Na prática do todo-terreno falta um pouco de torque em baixa rotação da Yamaha TT 125. No trânsito urbano é uma moto rápida. Uma opção para quem quer praticar o fora-de-estrada é colocar coroa e pinhão da Yamaha RX 80, por exemplo, diminuindo sua velocidade final e aumentando o torque em baixa velocidade. A suspenção, ponto fundamental em uma fora-de-estrada, é apenas razoável em terrenos acidentados, e confortável e estável em ruas ou estradas asfaltadas. O motor de 2 tempos é agressivo, e o quadro tem reforços de montagem e soldagem. O guidão, tipo cross, é amplo, dando boa maneabilidade tanto no asfalto como na terra, onde sua largura é fundamental para manobras que exigem mais força ou apoio. O escapamento lembra um "dimensionado" de pistas, mas passa por baixo do motor "roubando" 10 cm da altura livre do solo. O consumo, no fora-de-estrada, fica entre 15 e 20 km/l. Na cidade chega entre 20/25 km/l, chegando a quase 30 km/l na estrada.
meu pai tem uma tt 79
ResponderExcluirPo que legal, essa moto realmente é uma reliquia
ResponderExcluirBah... o ronquinho do motor da TT era uma maravilha!
ResponderExcluirEu tive um RX 125 1981 entre os anos 1982 - 86, e um amigão meu tinha uma TT!!!
ja tive rx 125 ,rd125, rdz125,dt180,e tive o enorme prazer de conhecer e andar com uma tt125 YAMAHA,vcs sao demais.
ResponderExcluirpedro polito...tenho uma tt branca igual documentaçao em dia e tudo funcionando para fazer vistoria comprei dia 11/05/2011,tenho 23 anos e adoro veiculos mais antigos
ResponderExcluirtive uma vermelha 82 , na época de moleque ganhava racha de today ,o cara sozinho e eu engarupado deixava lonnnge bons tempos de contagiros no vermelho
ResponderExcluirMeu none é Carlos, em 1984 tinha uma TT 81 vermelha,sou de Canoas RS, na época dava pau em rdz e andava junto com as agrale 16.5 recém lançadas, motinho muito boa, tenho saudades daquele tempo, meu apelido na época era "TT" todos me conheciam.
ResponderExcluirClássica !!!!
ResponderExcluirMas mosca branca mesmo era a concorrente da honda feita encima da CG
Era a Honda FS 125.... essa só ví umas 2 vezes na vida..... heheheheh
Eu tive uma FS amarela
ExcluirTenho uma tt-125 de 1981, e queria saber onde consigo o banco. Perdi em uma enchente, e esta difícil de encontrar, se alguém souber onde encontro... Responde embaixo...
ResponderExcluirTenho uma TT125, ano 1980, minha moto tem apenas 15700km, porém, tive que restaurar sua estética pinturas e cromados. Está Zera. Adoro ela porque foi a primeira moto que vi na minha vida e pude comprá-la, hj é minha.
ResponderExcluirBom dia. Gostaria muito de saber o valor dela hj . Aprendi a mexer com motos por conta dessa belezinha. Sempre quis ter uma . Hj tenho uma intruder 125 .
ResponderExcluirAlguém sabe dizer o peso dessa motoquinha? Eu tive uma RDZ 125 Preta em 1987 e depois outra Branca em 1990.
ResponderExcluir